Translate

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Mar de pedras - Maurício R. B. Campos*

Hemingway
Mar de Pedras é o terceiro livro de Daniel Barros, que antes escreveu “O Sorriso da Cachorra” e “Enterro sem Defunto”. O escritor é policial civil do Distrito Federal, onde reside, mas o alagoano faz questão de honrar suas origens. A literatura de Barros é fortemente influenciada por Ernest Hemingway, mas remete também a Roth e Bukowski. O livro tem uma forte carga de erotismo, o protagonista Henry é um Hank Moody, um Henry Chinaski, um Don Juan moderno, um desses homens que nasceram com algum mel feromônico, que é certeza de boas histórias e muita confusão quando se vive cercado de belas mulheres, como é o caso do fotógrafo de moda em questão.


Jorge Amada
Nesse romance o escritor demonstra um esmero por tornar o livro mais acessível, buscando um número mais amplo de leitores. Isso fica claro em cuidados como uma estrutura de capítulos de leitura fácil, os parágrafos e os capítulos são curtos, não mais do que uma cena em cada um. A linguagem é clara sem perder o cuidado literário, temperado aqui e ali com uma pitada de expressões e modos de dizer regionais. A revisão de João Carlos Taveira é precisa e o cuidado gráfico da edição salta aos olhos.
Philip Roth


O romance se passa a maior parte do tempo na ilha do Croa em Alagoas. Daniel Barros deixa o ambiente urbano de Brasília e Maceió e traz suas histórias e personagens para uma pequena vila de pescadores, que se torna o universo do livro, com seus reis e sua corte, sua lei própria e os absurdos que dominam a política brasileira. A capacidade de nos transportar para a história, que já estava presente no segundo livro (“Enterro sem Defunto”) é levado a outro patamar nesta obra: a brisa do mar, o cheiro do peixe, a sombra da rede, a pele suada morena de sol, o Atlântico quebrando nas pedras do arrecife, são estes os novos elementos na prosa de Barros, que consegue desenvolver muito bem as personagens e o cenário.


https://www.amazon.com.br/Mar-Pedras-Daniel-Barros/dp/8540903652/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1487516436&sr=1-1&keywords=mar+de+pedras



Em seu terceiro romance Daniel Barros está próximo de sua plenitude como autor. O livro está muito bem costurado, bem desenvolvido, mas novamente o final não é o esperado pelo leitor. A surpresa é o elemento que caracteriza os últimos capítulos do livro. O escritor busca imitar a vida com finais realistas em suas obras, nos conduzindo por um rio que não deságua no mar, mas corre para as serras. É um modo de marcar o livro em nossa memória, sair do lugar-comum, mas os leitores que apreciam a prosa picante e viva do autor, almejam que nem todas as batalhas sejam perdidas, por mais que estejamos em uma luta de Davi contra Golias.

Charles Bukowski


Pesando tudo isso na balança o livro vale a pena. Se você gosta de Hemingway, Phillip Roth, Charles Bukowski, Jorge Amado ou literatura erótica, com certeza vai gostar. Se essa não é sua praia, experimente conhecer algo diferente, pois pode ser surpreendente.



*Mauricio R B Campos nasceu em São Paulo, em 1977. Com formação em Administração, trabalha no mercado financeiro. É casado e está radicado em São Carlos (SP) desde 2008.
Maurício R. B. Campos
Publicou contos em diversas antologias, dos mais variados gêneros literários, tanto em formato tradicional quanto e-book, das editoras Komedi, Andross, Aped, Ixtlan, Illuminare, Multifoco, Navras Digital, Babelcube Inc., Darda e Buriti.
Como roteirista participará da antologia de HQ "O Rei de Amarelo em Quadrinhos".
Mantém um Website, uma conta no Twitter, Facebook e mais outras tantas redes sociais que não dá conta de verificar, atualizar, postar e compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário